segunda-feira, 25 de maio de 2009

Edições Anteriores - 7 de Abril - Duo Oazem-Rodrigues

Duo Oazem-Rodrigues - Destacados talentos do Rio de Janeiro e frutos de nossa universidade, a soprano Laila Oazem e o violonista Felipe Rodrigues exploram um repertório que abrange os mais variados estilos e períodos musicais, assim como transcrições e arranjos inéditos. Este jovem duo vem se estabelecendo com apresentações em importantes espaços de música clássica da nossa cidade, como: “Sábados Clássicos” no Arte Sesc Flamengo, UNIRIO Musical no Museu de Ciências da Terra, "Música no Museu" no Museu de Arte Naïf e no Parque das Ruínas, "Semana Nacional da Música Clássica” no Teatro Carlos Werneck e no Salão Nobre do Teatro Municipal.
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Miguel De Laquila - Detentor de numerosos prêmios como o 3º Prêmio na IV Seleção de Talentos da AV-Rio, Menção Honrosa no V Prêmio UNIRIO de Violão e na VI Seleção da AV-Rio, Miguel De Laquila trabalha seu Bacharelado de Violão na UNIRIO sob a orientação de Clayton Vetromilla. Participou de master classes com Pavel Steidl e Andréas Von Wangenheim, e estudou também com Nicolas de Souza Barros. Como solista, se apresentou no Memorial Getúlio Vargas, Museu Parque das Ruínas, Sala Villa-Lobos, Sala Vera Janacópulos e Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho.
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Nascida no Uruguai, a violonista Maria Haro naturalizou-se brasileira e estudou no Rio de Janeiro com Turíbio Santos, Leo Soares, Henrique Pinto e Antonio Manzione. Professora da UNIRIO, tendo formado alunos de renome, Maria Haro desenvolve uma carreira diversificada, tendo se apresentado como solista e camerista nos principais centros culturais do Brasil e de vários países da América Latina. Gravou e estreou obras de compositores como: Ricardo Tacuchian, Mariza Resende, Nicanor Teixeira, Dawid Korenchendler, Antonio Guerreiro e Arthur Verocai. Em 2007, o festejado lançamento do CD MARIA HARO interpreta NICANOR TEIXEIRA veio enriquecer a literatura violonística brasileira.
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Ruth Serrão estudou no Brasil, na França e nos Estados Unidos. Suas atividades de pesquisa e divulgação da música brasileira vêm merecendo elogios do público e da crítica especializada. Diversos compositores dedicaram obras à pianista, responsável por inúmeras estréias mundiais de música latino americana. Como recitalista e camerista vem cumprindo intenso programa de apresentações, já tendo atuado na França, Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Brasil, em salas de concerto, rádio e televisão. A versão para violão e piano das Lúdicas de Guerra-Peixe foi escrita especialmente para o casal Rogerio Rossini e Ruth Serrão.
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Tributo a Rogerio Rossini (1949-1989)

Nascido em Rio Claro, São Paulo, Rogerio Rossini começou sua carreira musical na adolescência, com um violão emprestado, descobrindo a música praticamente sozinho pelos caminhos do popular. Foi então para a capital paulista onde estudou com Hans J. Koellreutter, Cyro Brisolla e Paulo Herculano Gouveia, trabalhou como violonista, regente de corais, compositor e arranjador e mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 70. Sua obra de música de concerto inclui canções e música de câmera para vários instrumentos.

Como compositor e arranjador de música popular, Rogerio Rossini fez inovações e gravações que se tornaram clássicas: Escolas de Samba, Arte Negra e Bateria Nota 10. A combinação de talento,
versatilidade de estilos e seriedade no trabalho, levou-o a compor para teatro e para cinema. Uma parte da música do Rogerio está presente nos seguintes filmes: O Homem do Pau Brasil, Rio Babilônia, Cabra Marcado para Morrer, Gordos e Magros, Um Certo Manuelzão, Suite Bahia e Iberé Camargo, Pintura, Pintura.

Programa apresentado:

Rogerio Rossini

  • Modas Mineiras
  • Em tom de Brique (Lúcio Cardoso)
  • Três Coisas (Paulo Mendes Campos)
  • Lira Romantiquinha (Carlos Drummond de Andrade)

Duo Oazem-Rodrigues, voz e violão


Rogerio Rossini

  • Movimentos Figurativos

I. SensuaI, II. Brilhante, III. Tépido, IV. Circular

Miguel de Laquilla - violão

Cesar Guerra-Peixe (1914-1993)

  • Lúdicas para violão e piano
Fantasieta, Dança Negra, Organum Acompanhado, Berimbau, Modinha, Ponteado com Ligaduras, Notas Repetidas, Diferencias Brasileñas, Diálogo e Urbana
(Versão 1980 dedicada à Rogerio Rossini e Ruth Serrão)

Maria Haro, violão e Ruth Serrão, piano