sábado, 12 de setembro de 2009

Edições Anteriores - 18 de Agosto - Jean-Pierre Caron

A Série UNIRIO Musical traz Música Nova na UNIRIO como tema do mês de agosto. Esta série de concertos de música contemporânea completa nove anos de atividade contínua e crescente desde seu início no segundo semestre letivo de 2000. O objetivo inicial, apresentar trabalhos compostos por alunos do Bacharelado em Composição, foi ampliado nos anos seguintes para o formato atual, montagem e realização de obras de compositores brasileiros e estrangeiros, modernos e contemporâneos. A curadoria é do prof. Caio Senna.
.
Jean-Pierre Caron nasceu no Rio de Janeiro, em 1982. Ele é ativo tanto na cena acadêmica de música contemporânea quanto no underground, e compõe música para instrumentos acústicos e para meios eletrônicos, além de improvisar ao piano, ao laptop ou ao sintetizador.
.
Fez seus estudos de composição na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), tendo tido como professores Ricardo Tacuchian e Vânia Dantas Leite, além de Caio Senna para harmonia e, para análise musical, Carole Gubernikoff, a qual teria grande influência em seu pensamento. Obteve também o título de Mestre em Composição na mesma instituição, com a dissertação "Aspectos de Tempo e Espaço Musicais em obras de Giacinto Scelsi e La Monte Young", sob a orientação do compositor Marcos Lucas. Outros professores incluem Rodolfo Caesar, para técnicas de composição eletroacústica, e Valério Fiel da Costa, para técnicas de piano preparado. Após este período, interessou-se por filosofia, fazendo cursos no IFCS na Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, onde conclui o Mestrado em Filosofia, dedicando-se principalmente à fenomenologia e filosofia da linguagem. Isto representou uma mudança na direção de sua carreira, tornando-se mais e mais orientada para a filosofia da música como projeto teórico.
.
Musicalmente o que mais o interessa é a maneira como a música é capaz de alterar nossa percepção do tempo, e todas as suas obras lidam de alguma maneira com isto. O Tempo Vertical (tal como teorizado no livro de Jonathan Kramer, The Time of music e exemplificado nas obras de, entre outros, Young, Scelsi, Stockhausen, e boa parte da produção industrial/noise) está sempre presente em sua música, em relação com outras temporalidades ou não, tomando às vezes a extensão de uma obra inteira, como um grande momento estendido no tempo (um exemplo recente disto é a sua instalação sonora "8²", montada no Ibrasotope, São Paulo em Dezembro de 2008). Outros interesses principais são os extremos físicos ou estéticos, que encontrou nas cenas noise/industrial e metal. Este ramo de seu trabalho é levado adiante sobretudo no duo eletroacústico/noise -notyesus>, que possui com seu amigo Rafael Sarpa. Os instrumentos utilizados vão do laptop e do sintetizador dx100 ao piano em trêmolos contínuos, guitarra elétrica pinçada ou com arco, com a recente adição de um baixo elétrico.
.
Programa apresentado
.

Jean-Pierre Caron

  • Curtos circuitos I
  • Momentum (para Giacinto Scelsi II)"
(eletroacústica)
  • Ícone (conjunto amplificado)
Marcos Campello- Trompete
Jean-Pierre Caron- sintetizador e eletrônica
Paulo Dantas- Saxofone- tenor
Rafael Sarpa- guitarra

Nenhum comentário: